domingo, 1 de fevereiro de 2009

História

Peço desculpa por ter estado tanto tempo sem postar, mas tive algumas dificuldades na minha pesquisa.
Aqui fica então a História da Irlanda...


Para conhecer a história da Irlanda, é necessário retornar vários séculos até ao século IV a.C. Essa foi a altura em que as tribos celtas, de origem gaulesa, se estabeleceram na ilha, e formaram a civilização gaélica.
Formaram-se aldeias, desenvolveu-se a cultura e criaram-se as lendas e toda a mitologia características da Irlanda.
Mais tarde, com a chegada de St. Patrick no século V, o cristianismo foi introduzido na ilha. Nesse tempo a arte Irlandesa floresceu, desenvolveu-se o latim e a escritura romana e vários monges irlandeses fixaram-se na Europa.
Depois deste período pacífico e próspero, ocorreram as invasões bárbaras, tanto na Irlanda como no resto da Europa. Devastada pelos violentos confrontos contra os vikings, entre os séculos IX e X, a Irlanda dividiu-se em vários principados rivais. Esta circunstância facilitou a ocupação anglo-normanda e grande parte do território irlandês, passou então a ser dominado durante quatro séculos pelo Rei de Inglaterra.
Foi no século XVI que o rei Henrique VIII consolidou o domínio inglês na Irlanda, e foi nessa mesma altura que introduziu a Igreja Anglicana (protestantismo) na ilha.
Mais tarde, nos finais do século XVI e em princípios do século XVII, os irlandeses foram expulsos das suas terras, que eram na altura propriedade dos colonos ingleses. Os gaélicos lutaram pela sua independência, mas após duras revoltas a ilha submeteu-se à colónia britânica.
Um século depois, escoceses protestantes instalaram-se no Ulster, o que piorou a situação da ilha. Após uma época difícil de revoltas dos camponeses irlandeses, a ilha atravessou uma fase de desenvolvimento, já em finais do século XVIII.
Não muito tempo depois, chegaram as ideias da Revolução Francesa, que rapidamente foram ocultadas. Nessa mesma altura, enquanto triunfava em Inglaterra a Revolução Industrial, os camponeses irlandeses sofriam com a praga da batata. A batata constiuía a base da alimentação na Irlanda, por isso a ilha atravessou uma fase de grande fome e miséria. Muitos camponeses fugiram para a América, sendo as terras abandonadas ocupadas por colonos britânicos.
Após a terrível praga, chegou à Irlanda, vinda dos Estados Unidos, a ideia de liberdade. Apareceram vários movimentos nacionalistas e a Irlanda teve, por fim, um parlamento próprio. Formou-se também o IRA (exército militar irlandês).
Em 1949 foi proclamada a República da Irlanda. O país foi admitido nas Nações Unidas em 1955 e ingressou na Comunidade Económica Europeia (actual União Europeia) em 1973.
Desde então a Irlanda tem sido um caso de sucesso nas profundas reformas económicas, sociais e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário